Recalls de produtos europeus atingem a maior alta trimestral em 10 anos

21 de maio de 2024

Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook Compartilhar no X

Sedgwick brand protection divulga relatório do Índice de Recall Europeu do 1º trimestre de 2024

LONDRES, 21 de maio de 2024 - De acordo com o mais recente relatório do Índice de Recall Europeu da Sedgwick, os recalls de produtos europeus ultrapassaram 3.000 eventos pelo quarto trimestre consecutivo no primeiro trimestre de 2024. Os 3.532 recalls marcaram um aumento de 10,4% em relação ao trimestre anterior e é o nível mais alto de atividade de recall em um único trimestre em mais de 10 anos.

• Houve 3.532 recalls de produtos em cinco setores europeus importantes durante o primeiro trimestre de 2024.
  • O setor farmacêutico foi o único setor analisado no relatório que viu os recalls diminuírem durante o primeiro trimestre de 2024.
  • Os setores automotivo, de eletrônicos e de vestuário foram os que mais registraram aumento de recalls em relação ao trimestre anterior.

O relatório trimestral da Sedgwick analisa dados de recall dos setores automotivo, de produtos de consumo, de alimentos e bebidas, farmacêutico e de dispositivos médicos do Reino Unido e da União Europeia. Picos significativos na atividade de recall foram registrados nos setores de eletrônicos, automotivo e de vestuário (+62,4, +52,8% e +42,4%, respectivamente), com ganhos trimestrais mais modestos nos setores de brinquedos (+19,3%), dispositivos médicos (+9,1%) e alimentos e bebidas (+3,4%). Em contrapartida, o setor farmacêutico foi o único setor analisado pela Sedgwick em que a atividade de recall caiu durante o primeiro trimestre de 2024, embora em uma pequena queda de 3,1%.

Além dos dados mais recentes sobre recall, o relatório da Sedgwick também fornece insights sobre a atividade regulatória recente e compartilha previsões sobre o que as partes interessadas dos setores europeus devem estar atentas em 2024. Em consonância com os trimestres anteriores, os órgãos reguladores priorizaram os esforços ambientais e as medidas avançadas relacionadas ao gerenciamento de resíduos, à extensão dos ciclos de vida dos produtos e às alegações ecológicas. Os órgãos reguladores da UE e do Reino Unido também trabalharam para equilibrar a regulamentação da inteligência artificial (IA) e, ao mesmo tempo, promover a inovação, que terá impactos abrangentes em todos os setores.

Várias outras regulamentações pendentes podem introduzir uma série de responsabilidades adicionais para os fabricantes e aumentar o risco da supervisão regulatória. O Projeto de Lei sobre Mercados Digitais, Concorrência e Consumidores (DMCC) no Reino Unido daria à Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) maior poder regulatório sobre a concorrência e resultaria em uma fiscalização mais agressiva sob o novo escopo. Na UE, as regulamentações propostas exigirão que as empresas examinem atentamente todos os componentes de seus produtos, inclusive a embalagem, e que saibam a origem de cada componente. Cada trimestre aumenta o cenário de risco sempre crescente para as empresas europeias, tornando a preparação do recall um aspecto essencial para superar os novos desafios.

"Em meio ao aumento de recalls e à crescente complexidade regulatória, as empresas europeias encontrarão mais desafios para proteger suas marcas e manter a conformidade", disse Chris Occleshaw, Consultor Internacional de Recalls de Produtos da Sedgwick. "Além disso, os consumidores estão prestando mais atenção à segurança dos produtos e esperam mais das empresas das quais compram. A execução bem-sucedida de um plano bem praticado ao responder a um evento de segurança de produto continua sendo vital para proteger a reputação e os resultados financeiros de uma empresa."

Para fazer o download do último relatório do Índice de Recall, visite a página do Índice de Recall Europeu 2024 edição 1 da Sedgwick.

O Índice de Recall de Proteção à Marca da Sedgwick é publicado a cada trimestre. É o único relatório que agrega e rastreia dados de recall no Reino Unido e na UE para ajudar as partes interessadas do setor a navegar pelo ambiente regulatório, recalls de produtos e outros desafios no mercado. Para obter mais informações, acesse https://www.sedgwick.com/brandprotection.

Sobre a Sedgwick

A Sedgwick é líder global no fornecimento de soluções de gerenciamento de sinistros, ajuste de perdas e negócios baseados em tecnologia. A empresa oferece uma ampla gama de recursos adaptados às necessidades específicas dos clientes em sinistros, propriedades, marítimos, benefícios, proteção de marcas e outras linhas. Na Sedgwick, caring counts; por meio da dedicação e da experiência de 33.000 colegas em 80 países, a empresa cuida de pessoas e organizações, mitigando e reduzindo riscos e perdas, promovendo a saúde e a produtividade, protegendo a reputação da marca e contendo custos que podem afetar o desempenho. O acionista majoritário da Sedgwick é o Carlyle Group; a Stone Point Capital LLC, a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), a Onex e outros investidores da administração são acionistas minoritários. Para saber mais, acesse sedgwick.com.

Tags: Marca, gerenciamento de marca, Proteção de marca, recall de marca, Reputação de marca, recall de consumidor, Índice de recall da UE, Europa, Índice europeu de recall de produto, Índice europeu de recall, União Europeia, Preservação de marcas, Responsabilidade pelo produto, Gerenciamento de produto, Recolhimento de produto, recall