Recalls de produtos europeus batem recordes pelo quinto ano consecutivo em 2023

22 de fevereiro de 2024

Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Facebook Compartilhar no X

LONDRES, 22 de fevereiro de 2024 - Os recalls de produtos europeus aumentaram pelo quinto ano consecutivo em 2023, registrando um total de 12.498 eventos. De acordo com o relatório European State of the Nation Recall Index 2024 da Sedgwick Brand Protection, isso representa um aumento de 18,5% em relação ao recorde anterior de 10.545 eventos, estabelecido em 2022.

O relatório trimestral Recall Index da Sedgwick analisa dados dos setores automotivo, de produtos de consumo, alimentos e bebidas, farmacêutico e de dispositivos médicos do Reino Unido e da União Europeia. Esta edição especial se aprofunda para fornecer uma análise abrangente do ano de 2023 dos dados de recall e das tendências de segurança de produtos. O aumento dos recalls de produtos na Europa em 2023 foi impulsionado por um aumento de eventos nos setores de produtos de consumo (+49,1%), dispositivos médicos (+20,0%), farmacêutico (+7,7%) e alimentos e bebidas (+7,0%). Embora o setor automotivo tenha visto menos recalls do que em 2022 (-3,3%), 2023 ainda registrou o segundo maior número de eventos totais nos últimos dez anos.

Além dos dados e da análise de recall, este relatório também fornece insights essenciais sobre os desenvolvimentos e as previsões regulatórias que as partes interessadas devem observar em 2024. Os órgãos reguladores da UE e do Reino Unido continuam a promulgar camadas de regulamentações para proteger o meio ambiente e a segurança pública, como visto em 2023 com a Regulamentação de Baterias da UE e a proposta de Regulamentação de Ecodesign para Produtos Sustentáveis. As empresas precisarão estar cientes não apenas de suas próprias ações, mas também das operações e práticas de toda a sua cadeia de suprimentos. Além disso, os consumidores estão exigindo cada vez mais transparência e informações sobre a fabricação e a publicidade dos produtos, o que leva os órgãos reguladores a introduzir novas medidas que abordem as práticas de publicidade e rotulagem.

Além disso, há uma maior fiscalização contra comportamentos anticompetitivos e atividades de cartel em todos os setores e fronteiras geográficas. Ao mesmo tempo, a UE está em processo de modernização das regulamentações existentes, enquanto o Reino Unido constrói sua própria estrutura regulatória independente da UE. Nesse cenário, persistem vários desafios econômicos e políticos globais em andamento, o que aumenta a complexidade do cenário de riscos.

"2024 está se preparando para ser um ano movimentado para a atividade regulatória, e as partes interessadas do setor podem esperar um maior escrutínio do regulador e do consumidor sobre a segurança do produto e as práticas das empresas durante todo o ciclo de vida do produto", compartilhou Chris Occleshaw, Consultor Internacional de Recall de Produtos da Sedgwick. "Em meio a um cenário de risco complicado e repleto de desafios em evolução, as empresas devem reservar um tempo para criar um plano estratégico e bem praticado para lidar com recalls de produtos e desafios no mercado."

Para fazer o download do relatório mais recente do Índice de Recall da Sedgwick, visite a página do Índice de Recall Europeu 2024 da Sedgwick para proteção de marcas.

O Índice de Recall de Proteção à Marca da Sedgwick é publicado a cada trimestre. É o único relatório que agrega e rastreia dados de recall no Reino Unido e na UE para ajudar as partes interessadas do setor a navegar pelo ambiente regulatório, recalls de produtos e outros desafios no mercado. Para obter mais informações, acesse https://www.sedgwick.com/brandprotection.

Sobre a Sedgwick

A Sedgwick é líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas para riscos, benefícios e negócios integrados. A empresa oferece uma ampla gama de recursos adaptados às necessidades específicas dos clientes em seguros de acidentes, propriedades, marítimos, benefícios, proteção de marcas e outras linhas. Na Sedgwick, caring counts; por meio da dedicação e da experiência de 33.000 colegas em 80 países, a empresa cuida de pessoas e organizações, mitigando e reduzindo riscos e perdas, promovendo a saúde e a produtividade, protegendo a reputação da marca e contendo custos que podem afetar o desempenho. O acionista majoritário da Sedgwick é o Carlyle Group; a Stone Point Capital LLC, a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), a Onex e outros investidores da administração são acionistas minoritários. Para saber mais, acesse sedgwick.com.

Tags: automotivo, Proteção de marca, recall de marca, produtos de consumo, recall de consumidor, Índice de recall da UE, Europa, alimentos e bebidas, dispositivos médicos, produtos farmacêuticos, Preservação de marcas, gerenciamento de produto, recall de produto, recall, Reino Unido