Recolhas de produtos na Europa batem recordes pelo quinto ano consecutivo em 2023

22 de fevereiro de 2024

Partilhar no LinkedIn Partilhar no Facebook Partilhar no X

LONDRES, 22 de fevereiro de 2024 - As recolhas de produtos na Europa aumentaram pelo quinto ano consecutivo em 2023, registando um total de 12 498 eventos. De acordo com o relatório do Índice de Recolha do Estado da Nação Europeu de 2024 da Sedgwick brand protection, isto representa um aumento de 18,5% em relação ao recorde anterior de 10 545 eventos, que foi estabelecido em 2022.

O relatório trimestral do Índice de Recolha da Sedgwick analisa dados das indústrias automóvel, de produtos de consumo, alimentar e de bebidas, farmacêutica e de dispositivos médicos do Reino Unido e da UE. Esta edição especial aprofunda-se para fornecer uma análise abrangente do ano em análise dos dados de recolha de 2023 e das tendências de segurança dos produtos. O aumento das recolhas de produtos europeus registado em 2023 foi impulsionado por um aumento de eventos nas indústrias de produtos de consumo (+49,1%), dispositivos médicos (+20,0%), farmacêutica (+7,7%) e alimentos e bebidas (+7,0%). Embora a indústria automóvel tenha registado menos recolhas do que em 2022 (-3,3%), 2023 ainda registou o segundo maior número de eventos totais nos últimos dez anos.

Para além dos dados e da análise das recolhas, este relatório também fornece informações essenciais sobre os desenvolvimentos regulamentares e as previsões que as partes interessadas devem ter em conta em 2024. Os reguladores em toda a UE e no Reino Unido continuam a promulgar camadas de regulamentos para proteger o ambiente, bem como a segurança pública, como se viu em 2023 com o Regulamento das Baterias da UE e a proposta de Regulamento de Conceção Ecológica para Produtos Sustentáveis. As empresas terão de estar conscientes não só das suas próprias acções, mas também das operações e práticas de toda a sua cadeia de abastecimento. Além disso, os consumidores exigem cada vez mais transparência e informações sobre o fabrico e a publicidade dos produtos, o que leva os reguladores a introduzir novas medidas relativas às práticas de publicidade e rotulagem.

Além disso, há uma maior aplicação da lei contra comportamentos anticoncorrenciais e actividades de cartel em todos os sectores e fronteiras geográficas. Simultaneamente, a UE está a modernizar a regulamentação existente, enquanto o Reino Unido constrói o seu próprio quadro regulamentar independente da UE. Neste contexto, persistem numerosos desafios económicos e políticos a nível mundial, o que aumenta a complexidade do cenário de risco.

"2024 está a preparar-se para ser um ano agitado para a atividade regulamentar, e as partes interessadas da indústria podem esperar ver mais escrutínio do regulador e do consumidor sobre a segurança do produto e as práticas das empresas ao longo de todo o ciclo de vida do produto", partilhou Chris Occleshaw, Consultor Internacional de Recolha de Produtos da Sedgwick. "No meio de um cenário de risco complicado, repleto de desafios em evolução, as empresas devem dedicar algum tempo à criação de um plano estratégico e bem praticado para abordar as recolhas de produtos e os desafios no mercado."

Para descarregar o relatório mais recente do Índice de Reclamações da Sedgwick, visite a página do Índice de Reclamações Europeu 2024 da Sedgwick sobre a proteção da marca.

O Índice de Recolha de Produtos de Proteção da Marca da Sedgwick é publicado trimestralmente. É o único relatório que agrega e acompanha os dados de recolha no Reino Unido e na UE para ajudar as partes interessadas da indústria a navegar no ambiente regulamentar, recolhas de produtos e outros desafios no mercado. Para mais informações, visite https://www.sedgwick.com/brandprotection.

Acerca de Sedgwick

A Sedgwick é um fornecedor líder mundial de soluções tecnológicas de risco, benefícios e soluções empresariais integradas. A empresa disponibiliza uma vasta gama de recursos adaptados às necessidades específicas dos clientes nos ramos de Acidentes, Propriedade, Marítimo, Benefícios, Proteção de Marcas e outros. Na Sedgwick, caring counts; através da dedicação e experiência de 33.000 colegas em 80 países, a empresa cuida de pessoas e organizações, mitigando e reduzindo riscos e perdas, promovendo a saúde e a produtividade, protegendo a reputação da marca e contendo custos que podem afetar o desempenho. O acionista maioritário da Sedgwick é o Grupo Carlyle; a Stone Point Capital LLC, a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), a Onex e outros investidores de gestão são accionistas minoritários. Para mais informações, consulte sedgwick.com.

Tags: automóvel, Proteção da marca, Recuperação da marca, Produtos de consumo, Recuperação do consumidor, Índice de recolha da UE, Europa, Alimentos e bebidas, Dispositivos médicos, Produtos farmacêuticos, Preservar marcas, Gestão de produtos, Recuperação de produtos, Recolha, Reino Unido