As recolhas de produtos na Europa diminuem 9%, mas as entidades reguladoras e as empresas apressam-se a adaptar-se aos avanços tecnológicos

5 de dezembro de 2022

Partilhar no LinkedIn Partilhar no Facebook Partilhar no X

A Sedgwick, empresa de proteção de marcas, publica o último relatório do índice europeu de recolha de produtos

LONDRES, 5 de dezembro de 2022 - A Sedgwick brand protection publicou o mais recente relatório sobre segurança e recolha de produtos na Europa, que revela o impacto crescente dos desenvolvimentos tecnológicos e da supervisão regulamentar nos cinco sectores inquiridos.

De acordo com as conclusões do relatório do índice de recolha, as indústrias estão a lidar com a mudança de regulamentos que reflectem novas tecnologias, novos canais de comércio e critérios de sustentabilidade mais rigorosos. O rápido desenvolvimento e implementação da Inteligência Artificial (IA) é prova disso, com o Reino Unido e a UE a avançarem com regras sobre a utilização da tecnologia, mas cada jurisdição está a adotar uma abordagem ligeiramente diferente. Além disso, as questões relacionadas com a cadeia de abastecimento continuam a ter impacto nas empresas. As recentes actualizações da Diretiva da União Europeia relativa à responsabilidade pelos produtos (PLD) significam que mais intervenientes na cadeia de abastecimento, incluindo retalhistas e distribuidores, estão agora a ser responsabilizados (e sujeitos a perdas) em vez de ser o fabricante a assumir toda a responsabilidade.

O índice revela que o número total de eventos de recolha caiu quase 9% em comparação com o trimestre anterior, no entanto, as médias trimestrais dos bens de consumo e do sector automóvel permanecem mais elevadas do que em 2021. Em contrapartida, as médias trimestrais das recolhas nas indústrias alimentar, de dispositivos médicos e farmacêutica são inferiores.

O relatório sobre o índice de recolhas analisa em profundidade os dados relativos às recolhas e os desenvolvimentos regulamentares na UE e no Reino Unido, bem como as tendências em matéria de segurança dos produtos, as perspectivas e a análise para ajudar os líderes empresariais a reduzir os riscos para as suas operações e reputação.

Para descarregar o relatório mais recente, visite o relatório do índice europeu de recolha de produtos. Destaques da recolha do terceiro trimestre de 2022:

• As recolhas de alimentos e bebidas na Europa diminuíram 10,0% para 1 040, em comparação com o 2º trimestre. A principal causa foi a contaminação "outra", responsável por 370 eventos, seguida da contaminação bacteriana e da substância não autorizada.
  • No sector farmacêutico, registou-se uma descida de 25,0% no número de eventos de recolha, para 60, em comparação com o 2. Tal como nos seis trimestres anteriores, a segurança foi a causa mais comum, sendo responsável por 20 recolhas. A falha nas especificações foi a segunda causa mais comum, citada em 12 recolhas.
  • Registaram-se 646 recolhas no sector dos dispositivos médicos, o que representa uma diminuição de 10,2% em relação ao segundo trimestre. Pelo quinto trimestre consecutivo, os problemas de software foram a razão mais comum para as recolhas, citados em 110 casos, um aumento de 35,8% em relação ao trimestre anterior. A falha do dispositivo e os resultados falsos foram as duas causas principais seguintes.
  • O número de recolhas de veículos automóveis na Europa aumentou ligeiramente para 167 eventos, em comparação com 163 no segundo trimestre. Tal como tem acontecido nos últimos cinco anos, as lesões foram o principal risco associado às recolhas de veículos automóveis, com 135 eventos, ou seja, 80,8% das notificações. Os incêndios foram o segundo risco mais comum, citado em 23 recolhas.
  • As recolhas de produtos electrónicos diminuíram 23,5% para 62 eventos. Trata-se também de uma ligeira diminuição em relação ao mesmo trimestre do ano passado, em que se registaram 71 recolhas. A causa mais comum das recolhas foram os cortes, que estiveram associados a 20 recolhas. O choque elétrico surge em segundo lugar, com 19 ocorrências.
  • As recolhas de brinquedos diminuíram 17,2 % para 101 no 3.º trimestre. Embora se trate de uma diminuição em relação ao trimestre anterior, continua a ser significativamente superior às 81 recolhas registadas no terceiro trimestre de 2021. O risco de asfixia foi o motivo mais comum para as recolhas, com 33 ocorrências, e as bonecas de plástico a categoria líder, com 15 recolhas.
  • O número de recolhas de vestuário continuou a diminuir neste trimestre, caindo 35,2% para 35. O vestuário para crianças foi responsável por 80,0% das recolhas de vestuário. As lesões foram a razão mais comum para as recolhas de vestuário, citadas em nove eventos.

"As recolhas nos cinco sectores avaliados variaram muito durante o último trimestre. As empresas enfrentam agora um clima económico difícil e também precisam de se adaptar e inovar em resposta aos avanços tecnológicos, bem como melhorar a sua abordagem à sustentabilidade", disse Mark Buckingham, consultor internacional de recolha de produtos da Sedgwick.

"Os regulamentos de vários sectores estão a ser revistos em resposta a estes desenvolvimentos e há uma consciência da necessidade de a legislação acompanhar o rápido desenvolvimento da tecnologia, com grandes mudanças no horizonte em torno da responsabilidade pelos produtos, cibersegurança, IA e regulamentação das plataformas em linha. Entretanto, em particular nos sectores do vestuário e da eletrónica, há um enfoque crescente na sustentabilidade e na diligência devida das empresas, evidenciado pela adoção pela Comissão Europeia (CE) da sua Iniciativa de Produtos Sustentáveis."

Olhando para o futuro em 2023:

• Alimentação e bebidas - Os governos de toda a Europa estão a implementar novos regulamentos abrangentes para melhorar a segurança alimentar. Talvez possamos esperar diferentes abordagens e prazos entre os reguladores do Reino Unido e dos Estados-Membros da UE na aprovação de novos aditivos, novos alimentos ou alegações de saúde para produtos alimentares. Por exemplo, em junho, a Food Standards Agency (FSA) do Reino Unido lançou uma consulta sobre seis novos alimentos que já tinham sido avaliados pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA).
  • Farmacêutica - A legislação geral da UE em matéria de produtos farmacêuticos está a ser objeto de uma revisão exaustiva, estando prevista uma nova proposta legislativa para o final do ano. Tanto as entidades reguladoras como as empresas concordam com a importância de preparar a legislação para o futuro, de modo a ter em conta as tendências tecnológicas emergentes, para que os consumidores se mantenham seguros sem asfixiar o crescimento e a inovação.
  • Dispositivos médicos - O Reino Unido está atualmente atrasado em relação à UE em termos de atualização da regulamentação relativa aos dispositivos médicos. Em junho, a Agência Reguladora dos Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) publicou uma resposta, dando uma ideia das alterações prováveis à regulamentação dos dispositivos médicos. Nela, afirmava que o Reino Unido tenciona alinhar-se com as melhores práticas internacionais, sugerindo que o regime revisto do Reino Unido será muito semelhante à regulamentação da UE. Este facto deverá atenuar os encargos para os fabricantes e outros intervenientes na cadeia de abastecimento que pretendam vender tanto na UE como no Reino Unido.
  • Automóvel - Os fabricantes de automóveis, os fornecedores e os consumidores do Reino Unido e da UE podem esperar novas e significativas propostas de regulamentação em matéria de segurança dos veículos, com a condução à distância, a utilização de assistência inteligente à velocidade e a inspeção técnica de determinados componentes dos veículos a serem objeto de um exame cada vez mais minucioso. Será um verdadeiro desafio para as entidades reguladoras acompanharem o rápido desenvolvimento da tecnologia.
  • Eletrónica - As empresas de eletrónica de consumo enfrentam encargos regulamentares mais pesados do que a maioria das outras indústrias. Tem havido um claro aumento da legislação em torno da devida diligência empresarial geral e da sustentabilidade. A adoção pela Comissão Europeia (CE) da sua Iniciativa para Produtos Sustentáveis (SPI) em março de 2022 parecia abrir as comportas para nova legislação. O novo plano de trabalho sobre conceção ecológica e rotulagem energética para 2022-24 indica que as revisões do regulamento procurarão aumentar as poupanças de energia e reforçar os requisitos mínimos de eficiência.
  • Brinquedos - As entidades reguladoras e os consumidores estão constantemente a tentar reforçar as disposições legais relativas à segurança dos brinquedos. A UE lançou uma consulta sobre a atualização da Diretiva relativa à Segurança dos Brinquedos em março de 2022, que irá moldar quaisquer futuras propostas da UE e fornecer informações sobre as novas obrigações que os fabricantes, fornecedores e retalhistas de brinquedos poderão ter de enfrentar quando venderem na UE. Espera-se que os legisladores apresentem uma nova proposta legislativa no quarto trimestre de 2022.
  • Vestuário - A sustentabilidade continuará a ser um ponto fulcral para a indústria do vestuário, com base em novos regulamentos e nas preocupações dos consumidores relativamente ao impacto ambiental do sector. Entretanto, as empresas terão de se manter à frente das últimas tendências tecnológicas e aplicar a tecnologia de formas inovadoras, incluindo os "wearables". As empresas terão de estar bem familiarizadas com os requisitos extremamente rigorosos implementados ao abrigo das leis de privacidade da UE, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Buckingham acrescentou: "Os problemas da cadeia de abastecimento, em resultado do Brexit, da pandemia e da guerra na Ucrânia, continuam sempre presentes. Embora esteja a ser feito um trabalho para aliviar a pressão sobre os fabricantes e transferir a responsabilidade para outras partes da cadeia de abastecimento, é crucial que as empresas tomem medidas em resposta e garantam que têm um plano de recolha em vigor. Trabalhar com um parceiro com a experiência relevante que possa honrar os compromissos da empresa com os clientes, parceiros da cadeia de abastecimento, grupos da indústria e reguladores não só poupa uma quantia significativa em custos regulamentares e de litígio, como também atenua o impacto de uma recolha na marca e na reputação mais alargada da empresa."

Para mais informações sobre a proteção da marca Sedgwick, visite https://www.sedgwick.com/brandprotection.

Tags: Proteção da marca, proteção da marca e recolha, Europa, internacional, Índice de Recolha, relatório do índice de recolha, Reino Unido, View on brands